Sensações

Umami

Sentimos os gostos doce, salgado, azedo ou ácido e amargo, além do Umami, reconhecido cientificamente como o 5º gosto básico que o paladar humano é capaz de perceber.

Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda, pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, descobriu, a partir de experimentos com algas marinhas, um quinto gosto e o chamou de Umami, que em japonês significa “saboroso”.

Umami é um dos principais responsáveis pela riqueza e harmonia do sabor,além de contribuir para a aceitação sensorial dos alimentos.

Benefícios

∙ Auxilia na redução de sódio: A aplicação das substâncias Umami na indústria de alimentos é uma das soluções tecnológicas que viabilizam o desenvolvimento de produtos com menor teor de sódio.
∙ Confere o gosto Umami e aumenta a aceitação sensorial.
∙ Confere complexidade, impacto, continuidade e harmonia ao sabor.
∙ Suaviza gostos indesejados (como os dos sais substitutos do NaCl).

Kokumi

"Kokumi” é uma palavra de origem japonesa que significa "delicioso". O Kokumi vai além da percepção dos 5 gostos básicos e nos proporciona uma experiência sensorial completa, que equilibra características importantes como impacto inicial de sabor, preenchimento e continuidade.

Benefícios

∙ Melhora o sabor: enriquece o perfil sensorial, confere mais impacto, continuidade e harmonia ao sabor.
∙ Suaviza gostos indesejados em alimentos com teor de sódio reduzido.
∙ Proporciona redução de custos pois potencializa o efeito de alguns ingredientes, aumentando o seu rendimento e possibilitando a sua otimização nas formulações.

Textura

A textura é um fator determinante na preferência do consumidor e que influencia na aceitação do produto. Além de visualmente atraentes, saborosos e saudáveis, os alimentos precisam oferecer uma textura adequada às expectativas dos consumidores.

Além do apelo sensorial para o consumidor, uma textura adequada é fundamental para evitar desperdícios em alguns segmentos da indústria. Por exemplo, produtos cárneos fatiados (como presuntos e mortadelas) com baixa firmeza e pouca elasticidade podem gerar fatias quebradiças, aumentando a perda durante o fatiamento.

Interessado em melhorar a textura de seus produtos?
Clique aqui e saiba como!