Ajinomoto

A essência do sabor

Vídeo institucional

Origem

Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda, pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, descobriu, a partir de experimentos com algas marinhas, um quinto gosto – além dos quatro já conhecidos (doce, salgado, azedo e amargo) – e o chamou de Umami, que em japonês significa “saboroso”. Com o avanço dos estudos e pesquisas, descobriu-se que o glutamato, principal substância responsável por proporcionar o quinto gosto, também pode ser processado a partir de outras fontes naturais, como derivados da cana-de-açúcar, mediante processo de fermentação, resultando no glutamato monossódico.

Fundação Ajinomoto

Em 1909 nasce a empresa Ajinomoto, cujo nome de origem japonesa, significa “essência do sabor”. A companhia é líder mundial na produção de aminoácidos e sua matriz está localizada em Tóquio, no Japão.

O Grupo Ajinomoto opera 35 países com cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.

Ajinomoto no Brasil

No Brasil desde 1956, a Ajinomoto se empenha em oferecer produtos de alta qualidade, tanto para o consumidor final quanto para as indústrias alimentícias, cosméticas, farmacêuticas, de nutrição animal e agronegócios.

Com quatro unidades industriais e uma sede administrativa, a Ajinomoto do Brasil emprega aproximadamente 3 mil funcionários e atende aos mercados interno e externo

Ajinomoto Food Ingredients

Ser reconhecido como uma empresa imprescindível na América Latina e África do Sul:
VISÃO:
Ser uma empresa confiável e parceiro estratégico dos clientes, fornecendo soluções inovadoras para sabor e textura, através de ingredientes e de tecnologia diferenciada.
MISSÃO:
Contribuir para o bem-estar e melhoria do sabor, com a produção de alimentos sustentáveis desde a América Latina, fornecendo soluções completas para as indústrias de alimentos e consumidores.

Sustentabilidade

Um dos princípios básicos da Ajinomoto é o respeito ao meio ambiente. Por isso, as fábricas da Ajinomoto do Brasil possuem o “Sistema de Bio integração”, que transforma subprodutos em fertilizantes para as plantações de cana-de-açúcar e de outras culturas. Assim, ocorre o aproveitamento total da matéria-prima e a minimização de resíduos para o meio ambiente.

Apoio ao conhecimento

Além das ações já promovidas pelo Instituto Ajinomoto, a Divisão Food Ingredients também é ativa na contribuição para melhorar a sociedade. Apoiamos pesquisas acadêmicas em universidades de todo o Brasil, oferecendo workshops sobre nossas soluções e doando amostras dos nossos ingredientes para a realização dos projetos.

Nossa
filosofia

Alimente-se Bem,
Viva Bem.

ASV

Uma empresa precisa gerar lucro. Esse é um princípio. Mas para ser sustentável, uma empresa além de gerar lucro tem que ser útil e agregar valor à sociedade. Esse é um princípio do ASV - Ajinomoto Shared Value - que traduzido significa Criação de Valor Compartilhado do Grupo Ajinomoto, uma filosofia disseminada no Japão e que se espalha pelas filiais do Grupo pelo mundo.

Os colaboradores da Ajinomoto trabalham focados na criação de novos valores, com espírito empreendedor, respeitando os demais e contribuindo com a sociedade, praticando, assim, o ASV. O próprio processo produtivo da Ajinomoto representa a forma de ser da empresa, pois a matéria-prima vem da cana-de-açúcar e os resíduos da produção voltam para a natureza em forma de fertilizantes.