Você sabia?
Que o glutamato é um elemento natural presente no corpo humano e no leite materno?
Dos 20 aminoácidos livres presentes no leite materno, o glutamato é o que se apresenta em maior quantidade, representando mais de 50% do total de aminoácidos livres. Sua presença pode interferir na aceitabilidade do gosto pelos recém-nascidos.
Que o Umami está presente em diferentes alimentos?
As três principais substâncias responsáveis pelo umami – glutamato, inosinato e guanilato – estão naturalmente presentes em diferentes alimentos, em quantidades variadas. Podemos encontrar o quinto gosto em queijos parmesão, peixes, tomate, aspargos, cogumelos, no leite materno e no glutamato monossódico.
O tomate é o principal alimento Umami do grupo dos vegetais. Da próxima vez que degustá-lo, você poderá observar que logo após a percepção do gosto doce e do azedo, permanece um terceiro gosto – o Umami.
No molho à bolonhesa, por exemplo, que combina tomate e carne, o quinto gosto se intensifica e pode ser ainda mais acentuado quando acrescido de queijo parmesão – outro alimento muito Umami.
Que o Umami promove a saúde bucal?
Um dos maiores benefícios do gosto Umami é promover a produção de saliva, fundamental para algumas condições que provocam boca seca e para garantir o prazer na hora de comer.
Veja o vídeo:
Que o Umami pode ajudar na aceitação de alimentos por idosos?
Entre os 60 e 70 anos de idade, a diminuição da percepção gustativa fica mais acentuada. Com a redução do prazer na hora das refeições, é comum que os idosos diminuam também a quantidade de alimento ingerido. Com o passar do tempo, esta redução pode ocasionar alguns problemas de saúde.
Adicionar alimentos ricos em Umami na dieta dos idosos ajuda a tornar as refeições mais saborosas e, desta forma, aumenta a ingestão alimentar na terceira idade.
Que o Umami pode ajudar os pacientes com câncer a se alimentarem melhor?
Infelizmente, pacientes que fazem certos tipos de tratamentos contra o câncer sofrem alteração na produção de saliva – chamada xerostomia ou “boca seca”. As ondas da radioterapia, por exemplo, danificam o tecido das glândulas salivares, que consequentemente reduzem a produção. Enquanto isso, as drogas usadas durante a quimioterapia podem acarretar a produção de saliva mais espessa, gerando como efeito colateral a sensação de secura.
Tais problemas podem influenciar diretamente a nutrição dos pacientes, já que dificultam a ingestão e digestão dos alimentos. Além disso, é muito comum o paciente debilitado não sentir vontade de comer. Mas, ao não se alimentarem corretamente, eles não fortalecem o organismo que já está fragilizado, podendo até prejudicar o tratamento. É aí que entra o Umami e todo o “poder” do quinto gosto.
Você sabe qual a diferença entre gosto e sabor?
O gosto se refere apenas ao sentido do paladar. Receptores específicos presentes na língua reconhecem um determinado estímulo proporcionado por substâncias presentes nos alimentos. Já o sabor dos alimentos é reconhecido pela combinação de dois ou mais sentidos: o PALADAR (que se refere ao gosto) + o OLFATO (que se refere ao aroma dos alimentos).
Quatro gostos básicos são reconhecidos claramente por alimentos-chave, ou seja, o salgado é representado pelo sal, o doce pelo açúcar, o amargo pelo café, o azedo pelo vinagre; mas e o quinto gosto, onde está presente? Podemos encontrar o quinto gosto em queijos parmesão, peixes, tomate, aspargos, cogumelos, no leite materno e no Glutamato monossódico.
Você sabe qual a diferença entre Umami e Glutamato monossódico?
Quando começamos a explorar nosso paladar, é inevitável topar com o Umami e, a partir dele, chegar ao Glutamato monossódico (também chamado de MSG). Algumas pessoas, então, começam a tratar os dois como a mesma coisa, mas existem diferenças conceituais básicas entre um e outro.
O Umami, assim como o doce, o salgado, o azedo e o amargo é um gosto percebido pelo nosso paladar – e como foi descoberto e comprovado cientificamente depois dos outros quatro, é chamado de “quinto gosto”.
O Glutamato monossódico pode ser chamado também de sal do glutamato, e é usado na culinária para realçar o gosto Umami dos alimentos. Seu processo de fabricação consiste na fermentação da cana-de-açúcar para obter o ácido glutâmico, principal componente do aminoácido responsável pelo quinto gosto. Esse ácido é neutralizado, obtendo-se o Glutamato monossódico, usado para enriquecer os preparos na cozinha. Para explicar na prática: se colocamos açúcar nos alimentos para ressaltar sua doçura e sal para acentuar o salgado, o Glutamato monossódico serve ao Umami com o mesmo propósito.
Interessado em promover Umami em seus produtos?
Clique e conheça as nossas linhas AJI-NO-MOTO®, AJI-NO-MOTO® MAG e AJITIDE®